Nossa História
O hospital percebeu que os pacientes voltavam para suas cidades e não conseguiam manter o tratamento por falta de apoio, transporte, medicamentos e alimentação. Muitos morriam, não por causa do câncer, mas do abandono do tratamento.
O hospital, que está entre os 10 melhores do país, e completa 100 anos em 2015 e desde a década de 70 tornou-se o principal centro oncológico do interior de São Paulo, recebendo pacientes de 400 cidades brasileiras e até de países da América do Sul.
A AVAPAC é uma entidade bem organizada, que sobrevive de doações, promoções e recursos repassados por órgãos públicos e clubes de serviços, além de um brechó permanente. Seus 60 voluntários, sendo a grande maioria composta por mulheres, lideram eventos e a manutenção de sua sede para receber os pacientes e seus familiares.
Um grande avanço foi a inauguração da sede própria ocorrida em 2011, um salão que futuramente poderá ser locado para eventos, para gerar mais recursos para a manutenção da entidade. A sede foi construída na Avenida Alcides Chacon Couto, Bairro Metrópole.
As voluntárias da AVAPAC testemunham diariamente a luta de pessoas da comunidade contra o câncer. É um trabalho difícil, mas sempre há a possibilidade de oferecer uma palavra de apoio e incentivo, além de visitas domiciliares, alimentação, cestas básicas e medicamentos necessários para o paciente e sua família. O apoio também acontece através de suplementos alimentares e entrega de fraldas geriátricas e infantis. O cadastro atual tem mais de 500 nomes, com atendimento mensal a aproximadamente 80 pacientes.
A presidente da entidade é a jornalista Mariza Helena Cortezi Buccironi, também é fundadora da entidade. Ela lembra que foi o Hospital Amaral Carvalho que estimulou a formação do grupo em Dracena e em outras cidades da região em 1997. A AVAPAC se tornou a associação em 1999.
A característica do trabalho é atender pacientes com diagnóstico positivo ou com suspeita de câncer, todos encaminhados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do hospital de Jaú, a entidade é parceira da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura. O consórcio Intermunicipal de Saúde, formado por 10 prefeituras, custeia os ônibus que transportam os pacientes três vezes por semana.
Os voluntários, como o nome já diz, não recebem remuneração, pelo contrário, pagam para trabalhar, já que contribuem com mensalidades.
A AVAPAC funcionou por nove anos e meio em prédio cedido na Rua Tiradentes numa gentileza da família Dansieri do Grupo Coimma. Com a ampliação de atividades foi alugado em 2005 um imóvel na Avenida Presidente Roosevelt, onde atendeu até agosto de 2011. Além disso, a entidade adquiriu, com recursos próprios, - da mesma forma como foram adquiridos os dois lotes da Avenida Alcides Chacon Couto, onde hoje funciona a sede - um terreno com saída para a Rua Amazonas, onde está sendo construída a sede definitiva, com salas de agendamento, atendimento, assistência social. Tudo fruto de economia com aluguel nos primeiros anos de existência e doações.
Outra doação importante é a criação e manutenção desse site, oferecido pelo Sr. Arcanjo Gonzales, do Grupo Medral, uma forma de todos conhecerem nosso trabalho e ampliar a arrecadação de recursos para a entidade.
A diretoria lembra que em 2007 celebrou o primeiro convênio com o Governo do Estado, representando um repasse anual de R$ 12 mil, através da Prefeitura. É registrada nos Conselhos Nacional e Municipal de Assistência Social.
Alicerçada na união, desprendimento, caridade e sentido cristão de amor ao próximo, a AVAPAC leva um pouco de alento às pessoas que sofrem de câncer e seus familiares. É um serviço à sociedade, feito de forma séria e voluntária.